“E aconteceu, no ano segundo, no segundo mês, aos vinte do mês, que a nuvem se alçou de sobre o tabernáculo da congregação. E os filhos de Israel, segundo a ordem de marcha, partiram do deserto de Sinai; e a nuvem parou no deserto de Pará. Assim partiram pela primeira vez segundo a ordem do Senhor, por intermédio de Moisés.” (Números 10:11–13)
Deus sempre está a nos ensinar através de várias formas, no dia a dia, através de circunstâncias e momentos. Enfim, nossa vida será um eterno aprendizado. Com o povo de Israel não foi diferente, ali no deserto foi um grande período de experiências que o povo teve para crescer e conhecer a Deus e seus princípios para quando o povo entrasse na terra prometida, eles realmente O conhecessem.
De certa forma, fazendo um paralelo nesta jornada que o povo fez do deserto para Canaã, nós também estamos nesta jornada rumo a terra prometida a Canaã celestial, este é nossa trajetória final, é para lá que estamos caminhando e nessa trajetória Deus vai nos ensinando através de circunstâncias da vida, é bem verdade o que o apóstolo Paulo diz:
“Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam” (Romanos 8:28)
Porque de fato nós aprendemos em todos os momentos de nossa vida, nós aprendemos com as dores, com os amores, com os amigos e com os inimigos, o próprio Paulo quando estava na prisão disse:
“E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho, de maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares. ” (Filipenses 1:12,13)
Incrível não, Paulo agora preso ele diz que isso foi Deus fazendo com que ele pudesse propagar o evangelho ali nas prisões para a guarda pretoriana. Não ficou olhando para as circunstâncias e pedindo para Deus o libertar daquela prisão, mas entendeu que era uma oportunidade a qual tinha de fazer o evangelho ser propagado.
Assim somos nós, e foi a trajetória daquele povo ruma a terra de Canaã, uma oportunidade de nós nesta vida conhecer mais a Deus através de seus ensinamentos que Deus proporciona durante nossa caminhada rumo a terra de Canaã, então aproveite as oportunidades seja ela boas ou ruins, aliás não sabemos, pois até as coisas ruins são uma oportunidade de crescer e amadurecer nossa fé em Deus, pois de fato tudo coopera para que venhamos conhecer mais e mais esse Deus que é infinito em conhecimento e graça.
Desafios
- Liste alguns ensinamentos que você teve diante de alguma circunstância adversa da sua vida;
- Releia o primeiro capítulo de Filipenses e perceba o quanto Paulo é grato e sabe lidar com cada situação e aprender com elas.
Oração
Pai querido, te agradeço por cada momento e ensinamento que o Senhor me proporcionou através das circunstâncias, seja ela adversa ou não, sei que tu estas me moldando para que eu possa cada dia me tornar mais parecido com Cristo e seu nome ser glorificado através de minha vida, amém.
Escrito por Elias Alencar