Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. — Romanos 13. 1 NTHL
Um dos desafios da atualidade é falar de política, primeiro que muitos confundem política (arte ou a ciência de governar) com politicagem (o exercer da política para benefícios e interesses próprios, a famosa troca de favores). E você talvez pensou: “Isso é tema para devocional?”. Pior que é, porque precisamos cumprir uma ordem bíblica que é OBEDEÇAM as autoridades, mais quando negligenciamos um outro ponto que é ORAR pelas autoridades, esse obedecer se torna penoso demais.
Deus sempre interveio na história através da vida de líderes como: José, Moisés, Daniel, Ester, Raquel, Davi, Salomão, Neemias, e outros, ou profetas como: Jonas, Isaías, Natã, Amós, entre outros, que foram usados por Deus para mudar a história de cidades e nações, assim como o próprio Jesus e seus discípulos. Por que hoje seria diferente? Se o nosso Deus é o mesmo?
Conforme John Stott cita: “Nosso hábito como cristão é lamentar os padrões do mundo em deterioração com um ar de desespero um tanto farisaico. Criticamos sua violência, sua desonestidade, sua imoralidade, seu desrespeito à vida humana e sua ganância materialista. … Quem é culpado?… A pergunta que precisamos fazer é: Onde está a Igreja? Por que o sal e a luz de Jesus Cristo não estão permeando e mudando nossa sociedade?… O Senhor nos instruiu a sermos o sal e a luz do mundo. Se abundarem escuridão e podridão, em grande parte a culpa é nossa, e precisamos assumir a responsabilidade”.
Já dizia Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mais o silêncio dos bons.”. Estamos vivendo tempos trabalhosos sim, mais Deus ainda conta com homens e mulheres que tenham a intenção de fazer o bem perante a necessidade popular, que não se encante com o poder, que não mudam a sua essência e que lutem por justiça com base nos princípios bíblicos, mas principalmente de uma Igreja que ORA e INTERCEDE pelos seus governantes.
Deus é o dono da terra, e quer falar com as autoridades que são instituídas por Ele, e almeja usar a Igreja para ser a porta-voz de sua vontade e princípios, para que sua Glória seja manifesta. A humanidade está clamando por uma referência, precisamos ser relevantes e não sermos negligentes, assumirmos nosso papel e seguir a recomendação de Paulo: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens;” (1 Timoteo 2:1).
Desafios
- Faça uma lista e coloque o nome de todas as autoridades a qual sejas submetido(a) ou que possa ter impacto em tua vida (pais, professores, lideres, pastores, patrões, prefeito, governador, presidente, etc.). A partir de então assuma esse compromisso de interceder por essas autoridades;
- Leia e medite em Romanos 13: 1–7 e 1 Timóteo 2:1–4;
- Estamos em ano eleitoral, comece a pedir a direção de Deus desde agora, pela escolha dos candidatos.
Oração
Pai querido, obrigado(a) por me ensinar a ser submisso(a) conforme a sua vontade, e que eu nunca me esqueça que toda autoridade provém de Ti, que portanto, a minha maior obrigação é interceder por eles para que esses venha ser guiados por Ti. Quero levar isso muito a sério, Espirito Santo, não me deixe esquecer, quero interceder todos os dias.
Escrito por Ana Paula Nascimento